Uma das primeiras coisas que escutei quando mal tinha posto os pés no inóspito e aventureiro território da propaganda foi que "um bom publicitário deve ser capaz de conversar sobre qualquer assunto por (pelo menos) dois minutos". É verdade que também dizem que bom publicitário não almoça antes de 1h da tarde, e pelo menos um profissional já me afirmou que pôr uma fita vermelha na testa acelera o processo de incubação, o que para mim só prova que não se deve dar ouvidos a tudo o que publicitários falam. No entanto, posso garantir com uma boa margem de segurança que um pouco de cultura geral nunca matou ninguém (só para constar, uma estante desabando sobre um leitor incauto não se encaixa na categoria "cultura geral matando alguém").
Como bom viciado em cultura pop e inutilidades, não foi preciso ouvir o conselho duas vezes - e o tempo provou que colecionar informações variadas só ajuda no processo de criação. Há uma pá de histórias sobre como informações esdrúxulas frequentemente ajudam a criar bons anúncios. Uma das mais famosas envolve o Eugênio Mohallen, um leão roubado e um anúncio de seguradora, mas deixo para postar essa quando achar fonte fidedigna para os detalhes (a internet já tem hoaxes demais para que eu gere mais um).
Há vários jeitos de se conseguir informação, seja em forma de dados ou de inspiração abstrata, mas eu gosto de insistir em um método arcaico e trabalhoso chamado leitura. Ler traz benefícios que extrapolam a simples aquisição de informação, porque o processo de ler em si melhora sua capacidade de construir bons argumentos, se expressar e criar textos interessantes. "Mental fitness". É o princípio de ficar melhor numa coisa à medida que a exercita.
Comece montando sua biblioteca pessoal de referências. Para quem está começando na área, esse passo será mais útil quanto mais cedo você começar a construir o próprio acervo.
Mas não basta ler: é preciso ler muito, e sobre coisas variadas. Começar com 14 livros por ano é um bom aquecimento, desde que para fins de contagem, sua lista tenha somente no máximo dois livros técnicos da área. Ler somente livros de publicidade é passe direto para ficar bitolado. É como fazer aquela dieta dos pontos, e gastar todos os pontos da semana em barras de chocolate. No cheating, buddy.
Para os mais aventureiros, aconselho visitar uma boa biblioteca, entrar numa área fora de seu foco direto (por exemplo, História, ou Psicologia), pegar um livro aleatoriamente na estante e levá-lo para casa. (Depois de registrar o empréstimo, obviamente. Não estou promovendo nenhuma campanha de "furte este livro". Enfim...) A experiência pode ser interessante, e você pode descobrir informações valiosas. Ou pode ser absolutamente chata, mas isso não faz diferença: a experiência de se expor a algo diferente sempre traz algum tipo de saldo positivo.
Se você não é chegado a "encontros às escuras", ou está ávido para adquirir cultura geral, há uma série de publicações divertidas, informativas. Abaixo, uma lista de sugestões (e eu juro que não estou ganhando comissão):
- Fletcher, Alan (2001). The Art of Looking Sideways. Phaidon Press. ISBN-10: 0714834491
- Geary, James (2007). O Mundo em uma Frase - Uma Breve História do Aforismo. Ed. Objetiva. ISBN: 9788573028485
- Mohallen, Eugênio (2004). Razões Para Bater Num Sujeito de Óculos. Ed. Planeta. ISBN: 8589885194
- De Lara, José Francisco (2007). Ironia (Frases Soltas Que Deveriam Estar Presas). Ed. Cócegas. ISBN: 8590480216
- O'hare, Mick (2007). Quanto Preciso Pesar Para Ser à Prova de uma Bala Perdida. Ed. Record.
- Schwanitz, Dietrich (2007). Cultura Geral: Tudo o Que Se Deve Saber. Ed. Martins Fontes. ISBN: 9788533623361
- Bahiana, Ana MAria (2006). Almanaque Anos 70. Ed. Ediouro. ISBN: 8500017880
- Alzer, Luiz André e Claudino, Mariana (2004). Almanaque Anos 80. Ed. Ediouro. ISBN: 8500015322
- Essinger, Silvio (2008). Almanaque Anos 90. Ed. Ediouro/Agir. ISBN: 9788522008995
- Kataoka, Fabio e Tavares, Portuga (2006). Almanaque do Fusca. Ed. Ediouro. ISBN: 8500020717
- Pugialli, Ricardo (2006). Almanaque da Jovem Guarda. Ed. Ediouro. ISBN: 8500020733
- Braune, Bia e Rixa (2007). Almanaque da TV: Histórias e Curiosidades... Ed. Ediouro. ISBN: 9788500020704
- Albuquerque, Carlos e Leão, Tom (2004). Rio Fanzine: 18 Anos de Cultura Alternativa. Ed. Record. ISBN: 8501071803
- Braga, Flávio e Batista, Carlos (2006). Almanaque dos Quadrinhos. Ed. Ediouro. ISBN: 8500016906
- Pereira, Paulo Gustavo (2008). Almanaque dos Seriados. Ed. Ediouro. ISBN: 9788500020728
- Duarte, Marcelo (2005). Guia dos Curiosos, O. Ed. Panda Books. ISBN: 858753792X
- Duarte, Marcelo (2003). Guia dos Curiosos - Língua Portuguesa, O. Ed. Panda Books. ISBN: 8587537342
- Duarte, Marcelo (2006). Guia dos Curiosos - Esportes, O. Ed. Panda Books. ISBN: 8576950243
- Duarte, Marcelo (2004). Guia dos Curiosos - Jogos Olímpicos, O. Ed. Panda Books. ISBN: 8587537563
- Duarte, Marcelo (1999). Guia dos Curiosos - Brasil, O. Ed. Cia das Letras. ISBN: 857164960X
- Duarte, Marcelo (2001). Guia dos Curiosos - Sexo, O. Ed. Cia das Letras. ISBN: 8535901299
- Velloso, Priscila Arida (2004). Original Almanaque Dúvida Cruel, O. Ed. Record. ISBN: 8501069655
... e a lista é enorme, mas este é um começo. Então, escolha um livro, acomode-se e vá descobrir como deve ser uma prancha para quem quer surfar sobre lava, quais foram as 10 mais durante a década de 80 ou quantas músicas dos Beatles foram assinadas por "Lennon & McCartney". Se essas informações não renderem bons anúncios, ao menos ajudarão bastante nas próximas sessões de "Imagem&Ação", "Academia" ou "Tabu" com os amigos.
2 comentários:
Acho que esses títulos não valem só para que planeja ser publicitário (para quem quer se dar bem no imagem&ação também :P), é quase uma lista de (in)utilidade publica. ahuueahauh.
Bela lista, vou conferir alguns.
Obrigado por esse presente, tenho certeza que esse blog vai ser muito importante para nossa formação como profissionais.
Aguardo os próximos posts.
M. Felipe
---
http://melhordequatro.blogspot.com
Muito bom!
Todos os post's são bem interessantes.
Obrigada.
Abraços.
Postar um comentário